<$BlogRSDUrl$>

31.10.05


27.10.05

_______________________________________________________
DJ DONATO
: terça a sexta (25 a 28/10) >> apartir 19h | semana de moda de teresina | jockey club | desfiles + lounge |. ____

20.10.05

________________________________________________________________
QUEM VIU, VIU...
: ...quem não viu, tem ate amanhã para conferir peças de Di Cavalcante, Marco Leoni, Tomie Ohtake, Athos Bulcão, Djanira e muitos outros artistas plásticos no salão do Clube dos Diários. Momento rarissimo ter peças desse nível na nossa cidade. Essa coleção faz parte do acervo da Caixa Econômica Federal:"Tesouros da Caixa". A CAIXA tem uma das mais completas coleções de obras de arte do país. O acervo artístico foi constituído a partir de 1968. Nessa época, a CAIXA encontrou uma forma criativa de divulgar as artes plásticas brasileiras, contratando diversos artistas para ilustrar os bilhetes da Loteria Federal com temas alusivos à Inconfidência Mineira, Independência, Natal, Carnaval e São João. A iniciativa deu origem à primeira coleção, composta por 86 obras assinadas por artistas consagrados. Entre estes está o meu pai, Nonato oliveira.

Esta tela encontra-se no Museu da Caixa em Brasília
Com a incorporação do ex-BNH, a empresa herdou outras obras que retratam os problemas sociais do país, como as necessidades de moradia, saúde e trabalho.
Em 1987, quando Brasília foi elevada à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade, a CAIXA prestou sua homenagem à cidade, convidando diversos artistas a pintá-la. Nasceram, então, 60 obras que foram incorporadas ao acervo, perpetuando esse momento histórico da Capital Federal. Dentre os nomes que ilustram esse acervo estão Anita Malfati, Di Cavalcanti, Carlos Scliar, Alfredo Volpi, Antônio Bandeira, Alberto Guignard, Francisco Rebolo, Djanira, Antonio Poteiro, Manabu Mabe e Milton Dacosta.
Com o objetivo de divulgar as artes plásticas às diversas camadas da população brasileira, que normalmente não têm acesso às grandes obras de artistas famosos, a CAIXA montou exposições itinerantes monitoradas, com as principais obras de seu acervo, que vêm sendo apresentadas em suas galerias e espaços públicos em todos os estados brasileiros, com visitação aberta e gratuita, contribuindo para a disseminação da cultura nacional. Isso não é propaganda, é que realmente admiro o trabalho cultural da Caixa.___

This page is powered by Blogger. Isn't yours?